Pare com os pensamentos negativos de uma vez por todas

Atualizado: 16 de set. de 2021

Em tempos turbulentos e que somos bombardeados por notícias negativas e desanimadoras, é muito difícil manter o humor e a energia positiva. Temos a sensação de encurralamento, queremos nos afundar na cama, comer tudo o que passa na frente, ver série e fugir da realidade.


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Não queremos dar uma de coach por aqui, entendemos que vivemos tempos sombrios e é compreensível não estar emocionalmente bem. Mas acreditamos que o pensamento cria, então podemos sim mudar nosso padrão mental de forma consciente e respeitando nossos limites.


Então vamos lá!


1. Respire


Sabe quando você está nervosa e alguém fala "respira"? Pois então, não é do além que vem esse comando: nossa respiração encurta quando nos sentimos em situação de perigo ou ansiosos, dando uma alta dose de circulação no cérebro e músculos para agirmos de forma rápida.

O ruim de tudo isso é que, com tantas notícias negativas, nos sentimos em estado de perigo e alerta constantemente, causando fadiga mental e física. Por isso, nossa primeira dica é: respire!

Tire intervalos de 5 a 10 minutos, em três momentos no seu dia para largar tudo, sentar e respirar da seguinte forma: 5 segundos inspirando, 5 segundos trancando, 5 segundos expirando e 5 segundos trancando (repetir diversas vezes). Caso você tenha maior capacidade pulmonar, aumente o tempo e vá sentindo seu corpo relaxar e a mente aquietar.


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2. Use sua voz de comando


Nós não somos nossos pensamentos. Demorei para aprender a profundidade dessa frase, pois se você parar para prestar atenção no que você pensa, vai ver um mar de coisas constrangedoras, estranhas e que não condizem com seu eu.

E isso funciona também com pensamentos negativos. Se você pensar algo negativo e dar atenção para ele, esse pensamento vai ganhar corpo, força e poder sobre você, se tornando uma constante na sua vida e abrindo portas para outros pensamentos piores.

Por isso, quando algum pensamento negativo surgir e você se pegar remoendo sobre, fale mentalmente e até em voz alta se for preciso: "isso não é verdade". Se preciso for, anote 3 coisas que comprovam a inverdade da informação, racionalizando e invalidando o pensamento.


3. Use sua imaginação


Nosso cérebro tem umas noias particulares, e a mais louca é que ele não sabe bem dizer o que é verdade ou mentira, por isso tantas pessoas acreditam em coisas que nunca viram ou não possui comprovação científica. Outra coisa louca que surge com isso é que toda noia que a gente cria é algo tangível e real dentro da nossa cabeça, principalmente se pensamos muito sobre isso.

Parece ruim certo? Mas não esqueça que o contrário também funciona! Por isso, nossa terceira dica é que você use da sua imaginação para criar um mundo todo seu: feliz, florido, com pessoas amáveis e confiáveis, com um céu mais azul e outras coisas mais.

Pode parecer bobeira, mas a maioria de nossos problemas e conflitos estão na nossa mente, pois vivemos em um mundo considerado entediante para nosso cérebro, e então ele cria novas narrativas e pontos de vista, assim ele pode trabalhar mais (não é à toa que existem pessoas otimistas e negativas em situações semelhantes).

Experimente!


4. Mude sua rotina


Hábitos tem um poder fortíssimo sobre nós e, se largamos de mão, podem ser extremamente nocivos e prejudiciais para nossa vida. Por isso, a quarta dica é: perceba seus hábitos que te sugam mais energia, que te fazem cair no negativismo (ficar rolando no instagram, ver jornal assim que acorda, cair em briga de twitter, etc) e procure, conscientemente, mudar esses hábitos.

Quando eu digo mudar, não quer dizer que à partir de hoje você nunca mais vai ficar horas no tiktok pois eu te curei. Significa que quando você se pegar pensando negativo ou se estressando com o jornal, você vai parar o que está fazendo e substituir por outra atividade mais saudável. As minhas sugestões são: ler, meditar, dar uma quadra, dançar, escrever num diário, levantar para beber água, olhar 20 segundos pela janela sem fazer nada, regar as plantas e por aí vai (use sua criatividade!)


5. Jogue fora - literalmente


Nosso cérebro tende a achar que tudo é real certo? Então vamos materializar esse pensamento! Pegue um papel e uma caneta e escreva tudo o que você está pensando, pode ser uma palavra, frase, textão ou até desenho.

Agora olhe para esse papel, amasse e jogue fora! Simples assim.

Nosso cérebro vai entender que aquilo não é algo útil e jogar fora junto, simplesmente porque você materializou, ficou frente à frente com o problema e o descartou.


 

Essas são algumas das nossas dicas para que você diminua o fluxo de pensamentos negativos que te assombram e que você possa recarregar suas baterias mentais para viver uma vida mais leve, fazendo o que está ao seu alcance e não se preocupando com o que você não pode mudar.


E o plus de hoje é que trouxemos um infográfico com um resumão do post para você ter salvo na sua galeria, salvar no pinterest, mandar pras fadas migas e nunca mais esquecer dessas dicas mágicas tão preciosas ✨


Espero que tragam algumas das dicas para suas vidas e possam aos poucos se sentirem melhores que ontem ❤️


Beijos de luz,