Como ser mais organizada

Atualizado: 16 de set. de 2021

Organização = eficiência, tod@s sabemos disso. Mas parece tão difícil colocar as coisas em dia e a bagunça no lugar, nem sabemos por onde começar. Como diria a minha e a sua mãe: comece do começo, e eu vou te dar umas dicas de como fazer isso.


First things first, decida o que você vai usar como facilitador para o serviço: uma agenda, post it, calendário do celular, ou (meu favorito) o app Notion, que é o app para fazer essas coisas que eu mais curti e ainda vem com vários templates para organizar tudo mesmo - tem um template chamado "bússola", daí você tira.


Muito bem! Decidido isso, mãos à obra!


1. Escreva tudo

Tudo mesmo, desde o que você sonha comprar pro seu cachorro até a viagem daqui 10 anos. Faça uma lista interminável, sem ordem ou prioridade, só vai deixando fluir todos os seus desejos/metas.

Essa parte do processo é a melhor, porque você realmente sonhar alto e não se rotular por isso - não é porque parece que é inalcançável que realmente é, sonhe alto mesmo!


2. Categorize em ordem de prioridade

Depois de passar uma semana pensando (vai levar no mínimo isso, até porque essa lista muda sempre), é chegada a hora de organizar as ideias. Separe por sessão, como “profissão” e “pessoal”, colocando em primeiro os mais importantes e urgentes.


3. Tenha uma data final

As coisas só vão acontecer se você colocar prazos. Determine datas que você quer que aquilo aconteça e coloque em um calendário (eu coloco no calendário do google e no trello - tem como colocar alarme). Com data marcada, você desperta mais o senso de urgência que vai fazer você trabalhar por aquilo e, se não trabalhar, é porque não é exatamente o que você quer, repense tudo de novo!


4. Crie ações

Você tem de fazer acontecer e precisa fazer de forma inteligente - sem essa de querer um trabalho feito e deixar tudo pro último dia, a vida não é faculdade. Por isso, destrinche todas as ações que você terá que executar, estime tempo de cada uma e vá agendando todas elas para chegar na data final e não só conseguir realizar a meta final como fazer sem recorrer a calmante ou até mesmo desistir no meio do caminho.


É isso! Claro que nada vai sair se realizando sozinho, mas se você conseguir visualizar melhor os seus anseios na vida e sair fazendo um por um, já ajuda muito!


BÔNUS: para ser mais produtivo no dia-a-dia, que tal organizar seu dia - com prazos - na noite anterior? Pegue um bloco de notas (ou o celular) e anote pelo menos 3 coisas que você quer fazer no dia seguinte e mãos à obra!!


Beijos de luz