7 dicas para você se tornar um espírito livre - apesar da quarentena

Atualizado: 16 de set. de 2021

De quanto você estaria disposta a abrir mão para ter paz interior e se tornar uma pessoa de espírito livre? Você abriria mão do Netflix? Do seu celular? E do Instagram?


Em 2021, a sociedade tenta nos vender nossas emoções, nossa felicidade, nosso senso de autoestima. E muitas pessoas são escravas desse sistema que nos passa a falsa percepção que ter é ser.


Recebemos rótulos para nos dizer o quão “bem-sucedidas" somos. Disseram-nos que, se comprarmos um pacote de férias, comprarmos os smartphones mais recentes e dirigirmos carros novos, ficaremos felizes. É uma mentira muito bem construída, tão bem construída que todas nós nos sentimos presas nela.


Todas as pessoas espiritualmente iluminadas sabem que a paz vem dentro. Assim como Buda disse: “a paz interior vem de dentro. Não procure sem”. Na verdade, uma das razões pelas quais a espiritualidade é tão importante na vida é que ela o ajuda a ver através do superficial e a perceber que a felicidade está dentro de você, não fora. E quando você está livre dessa forma, você ganha o poder de permanecer positivo, não importa o que aconteça.


A felicidade e paz interior não têm a ver com posses. Elas não são sobre ganho material. Precisamos superar essas ilusões sociais e parar de cairmos no automático, de replicarmos o que nos ensinaram sem questionar o quão benéfico tudo isso é para cada uma de nós. É por isso que a melhor maneira de ter ânimo é olhar para dentro de si mesmo.



Ter um espírito livre significa que você é livre para pensar e sentir de maneiras únicas e autênticas para você mesmo, por isso, separei 7 dicas de como ser uma pessoa de espírito livre:


1. Viva o presente


Tudo é uma questão de perspectiva: somos treinados socialmente para gostar de certas coisas, ter certos hábitos e pensar de certa forma. Seja pelo nossos pais, professores, amigos e agora até mesmo algoritmos. Por isso, precisamos retreinar nossa mente (com muita consciência) para processar a vida como ela é, ao invés de como você acha que deveria ser. Só assim alcança-se paz.


2. Liberte-se do passado


O que é passado é prólogo. Essa é provavelmente a minha frase favorita de Shakespeare. Porque é verdade. Nossas experiências anteriores são lições que nos ensinam o que precisamos saber agora. Aprender com o passado e usá-lo como ferramenta para executar melhores ações no momento presente é o que nos faz crescer, concentrando-se no agora.


Nós não somos o nosso passado.


3. É melhor ser feliz do que ter razão



A vida não é estar certo ou errado. Existem infinitas perspectivas, não “certas e erradas”, mas um milhão de sombras entre elas.


Deixe de estar certo. Aceite as opiniões dos outros; deixe-se errar e cometer erros. Abrace tudo, porque tudo é vida.


4. Saia da zona de conforto


Lembra quando você estava aprendendo a nadar? Sua mãe segurou você com segurança na zona rasa. Então, ela fez a coisa mais importante: ela te soltou. E de uma forma ou de outra, você começou a nadar e avançou para a zona profunda, explorando toda a piscina.


Essa é uma ótima metáfora para a vida.


Podemos escolher permanecer na zona de conforto rasa e segura, ou podemos sair de nossa zona de conforto e explorar a vida plenamente, com amplitude e profundidade, conforme aprendemos com ela.


5. Siga o fluxo


Agora mesmo, mais do que nunca, podemos nos sentir presos na vida. E podemos nos enganar e acreditar que nossos sentimentos são uma realidade, porque seus pensamentos criam a sua realidade.


Você tem de parar de pensar que está preso na vida e, para fazer isso, você precisará parar de ouvir suas emoções o tempo todo.


Estudos científicos comprovaram que as emoções não derivam da interpretação racional dos fatos. Na verdade, eles são apenas emoção, um ato instintivo e irracional.


Em 2004, os cientistas perguntaram aos membros do eleitorado como se sentiram depois de ouvir um comentário negativo sobre seus políticos favoritos. Os resultados mostraram que as emoções explodiram após um comentário negativo, mesmo que esse comentário fosse verdadeiro e sem importância e trivial. Em outras palavras, ficamos emocionados com besteiras abjetas.


Então, se você se sentir preso, se sentir que não é livre na vida, perceba que é apenas um sentimento e não deixe que ele o influencie.


6. Ninguém é perfeito, pare de tentar



Quando você está muito focada na perfeição, você se sente preso na vida. Uma vez que você se solta, você se torna uma pessoa de espírito livre.


O perfeccionismo costuma ser um encobrimento por sentirmo-nos envergonhadas por alguma coisa. Deixamos de aceitar uma parte de nós mesmos. Então, nós o encobrimos com um milhão de maneiras imaginárias de sermos perfeitos, embora sejamos todos seres humanos lindamente imperfeitos.


Os perfeccionistas se sentem paralisados porque são:

  • Muito preocupados com a própria aparência

  • Preocupados com suas carreiras

  • Incapazes de aceitar as fraquezas e trabalharem nelas

  • Fingem que são alguém que não são (uma versão imaginada, mais "perfeita" de si mesmos - os protagonistas de filme)

  • Incapazes de relaxar e se divertir


Deixe de lado o perfeccionismo e você deixará de se sentir preso na vida.


7. Mude a perspectiva e a meta


Quando somos obcecados por um objetivo na vida, às vezes nos sentimos presos, como se todo o nosso ser girasse em torno desse objetivo.


Quando mudamos as metas, mudamos nossa perspectiva. Quando mudamos de perspectiva, vemos a vida de uma nova maneira. Em outras palavras, libera o espírito.


Existem tantos objetivos diferentes possíveis em que se concentrar. Por exemplo, concentre-se em fazer outra pessoa feliz, em um hobby, no desenvolvimento espiritual.


 

Sei que nada que exige mudança de comportamento é fácil, eu mesma sinto que só comecei minha jornada, mas trazer tais ideias à consciência uma, duas, diversas vezes, nos ajuda a absorver e, quando vemos, nos tornamos alguém melhor do que ontem, mais perto de sermos o espírito livre que nascemos para ser.


Espero que você tenha se inspirado, não esqueça também de ler outros posts que já escrevi sobre o tema aqui e aqui e, se quiser ir mais fundo no assunto, baixe nosso e-book gratuito sobre "Como se tornar uma mulher venusiana"



Beijos de luz ✨