4 looks inspirados nos filmes do Studios Ghibli

Atualizado: 16 de set. de 2021

Para quem não conhece, deixem-me apresentar: o Studios Ghibli foi fundado em 1985 pelo japonês Hayao Myiazaki e já produziu 21 longas de animação, entre elas a famosa "viagem de Chihiro" e o recente filme que teve a música virar hit no tiktok, "castelo animado".


gif

Myiazaki traz em todos seus filmes personagens femininas como protagonistas e as personagens masculinas nem sempre são seus pares amorosos - até porque em muitos filmes as meninas são crianças. Isso porque ele quer desmistificar que as mulheres são indefesas e só irão conseguir superar seus problemas com um homem ao seu lado.


O papel masculino então ganha outra cara: o homem compreensivo, parceiro, mas que não tenta forçar nenhuma relação sobre a mulher, pois ele entende que a vida dela já está complicada demais para pensar nisso agora - tanto que eu "Castelo Animado" eu demorei para entender se eles estavam gostando um do outro até se beijarem risos nervosos.


Resolvemos nos inspirar em 4 mulheres desse universo e criar looks inspirados nelas! Vamos contar um pouco de cada uma e quais peças que fazem todo o sentido para cada uma, vamos lá ❤️


Kiki || Serviços de entrega da Kiki


Uma jovem bruxa completa seus 13 anos de idade e, devido as regras das bruxas, ela sai de casa para praticar sua bruxaria em prol das pessoas.

Kiki, vai parar numa cidade praiana e conhece pessoas maravilhosas que a acolhem e, porque ela não tem nenhum poder especial ainda a não ser saber voar na sua vassoura, abre um serviço de entregas (sim, o iFood só que do universo Ghibli).

Kiki passa por um momento de descobrir quem realmente é como bruxa e com pessoa - uma crise bem comum na vida de todos - e descobre nos amigos o apoio que precisa para encarar esse processo.


As joias de Kiki:


Princesa Mononoke


Uma mulher que foi abandonada quando criança pela família humana foi adotada por lobos-deuses. Criada para proteger a floresta e os espíritos que lá habitam, se vê no meio de uma guerra com seu povo de sangue que quer destruir seu lar para a extração de minérios.


O filme trata muito do desmatamento pela ganância humana e como isso mata nossa conexão com a natureza e Mononoke tem um conflito interno entre os dois lados da moeda - e ainda tem seu parceiro de luta Ashitaka por quem sente forte conexão.


As joias da Mononoke:


Chihiro || A viagem de Chihiro


O filme que é porta de entrada de 90% das pessoas, a viagem de Chihiro conta a história da menina Chihiro que, ao atravessar um portal espiritual com seus pais, acaba vendo-os se transformarem em porcos e vira empregada de uma casa de banho para poder libertá-los.


Com muita coisa para lidar sozinha emocionalmente, Chihiro conta com a amizade de Haku um menino-dragão e de diversos outros personagens para lidar com os desafios que surgem no caminho.


As joias da Chihiro:


Sophie || Castelo animado

Sophie é uma chapeleira que tem uma vida pacata até conhecer Howl, um feiticeiro cobiçado pelas mulheres. Tão cobiçado que uma bruxa apaixonada por ele - e com amor não correspondido - fica com ciúmes de Sophie e a amaldiçoa, deixando-a com o físico refletindo seu interior, que era de uma mulher de 80 anos.


Sophie vai atrás do Howl demandando que quebre o feitiço e acaba se envolvendo na trama da sua vida : inclusive de mudança de mentalidade, deixando de ser uma velha de cabeça.


As joias da Sophie:

 

No universo Ghibli tem muitas outras mulheres para se inspirar - e quem sabe fazemos parte dois desse post? - e são todas fortes, resilientes e emocionalmente maduras, independente da idade, e admiramos muito isso ✨


Espero que você tenha gostado das dicas e, se não viu os filmes, indico demais para esse find, viu?


Beijos de luz,