4 lições que aprendi como empreendedora digital

Esse ano faço 27 anos de vida, 3 anos de graduada e 6 anos como empreendedora e fundadora da Cantrelle. Parece que faz muito mais tempo - cliché, porém verdade.


E, quando olho para trás, vejo que já aprendi muito com esse tempo todo de experiência e, por isso, decidi trazer 4 lições que aprendi durante esse tempo, seja através de erros, acertos, estudos e até mesmo com experiência dos outros - esse último também traz muito aprendizado. Então vamos lá:


1. Tenha um emprego até se estabilizar


gif

Essa foi uma dica que passei a aplicar nos últimos 2 anos apenas, mas que estão me rendendo bons frutos e por isso venho te encorajar a não começar jogando tudo pro alto, mas experimentando, enquanto aprende numa empresa mais estruturada.


Infelizmente eu comecei sem muita flexibilidade, com até mesmo um pouco de arrogância, pois tinha certeza que em menos de dois anos estaria vendendo pro país inteiro, ganhando rios de dinheiro e sendo entrevistada pela Vogue ou coisa assim.


Porém, depois de 3 anos tentando e não saindo do lugar, decidi aceitar um emprego - que milagrosamente caiu no meu colo - e abrir espaço para aprender mais e de quebra juntar dinheiro para investir. E vou falar a verdade, eu aprendi mais nesses últimos 16 meses do que nos 3 últimos anos tentando sozinha, principalmente sobre gestão, já que sou designer e não administradora.


Então, não importa se você já trabalha ou se está na faculdade, seja empregada de alguém e aprenda com quem sabe mais e traga tudo o que puder para seu negócio - inclusive o dinheiro.


2. O cliente é seu melhor amigo


Eu queria ser artista, queria que as pessoas comprassem minha arte e vissem minha genialidade e esforço, mas, depois de muito sofrer com o processo de atendimento ao cliente, hoje eu paro tudo o que estou fazendo para responder DM, whats e e-mail, simplesmente porque aprendi que sem cliente, seu negócio não é nada.


E não entenda mal, eu AMO minhas clientes, mas eu achava chato responder coisas básicas como o preço de uma peça, o tamanho de um anel, se eu faria uma peça exclusiva ou qualquer informação que eu tenha colocado no site ou nos destaques do instagram.


O que comecei a observar é que se eu respondesse com prontidão e bom humor, eu recebia muito carinho de volta, simplesmente porque a maioria das empresas nem se dá o trabalho de responder!!! E o melhor de tudo: quando se é um pequeno negócio, você consegue dar essa mão e responder todo mundo, então sempre priorize as mensagens e os pedidos, mais ainda do que os stories ou contabilidade.


Sem cliente, sem negócio, lembre disso.


3. Use e abuse de parcerias


Acredite, muitas oportunidades são perdidas por causa da nossa vergonha de pedir ajuda. E falar pra vocês, desde que comecei a correr atrás de parcerias, seja com prestadores de serviço, seja com influenciadoras e criadoras de conteúdo, as coisas tem acelerado um pouco o passo e quero tentar mais e mais parcerias!


As parcerias são ótimas porque ajudam os dois lados, por isso, tente encontrar pessoas que tenham um público semelhante ao seu e trabalhem juntas para crescer juntas! Vai valer à pena, acredite ❤️


4. A empresa é sua, use e abuse!


gif

Não no mal sentido, não quero ninguém abrindo falência no primeiro mês, mas o que quero dizer é: use da sua empresa para experimentar coisas novas, seja uma ferramenta, uma metodologia, um novo design, enfim, enxergue sua empresa também como um laboratório de experimentos e, o mais importante, busque experimentar o mais baixo custo possível, porque é bem capaz de você investir demais numa coisa que não vai trazer bons resultados de primeira.


Teste, ande à frente com cautela, mas nunca pare de andar, essa jornada é também de auto descoberta, então não tenha medo de olhar pra si, rever conceitos e valores, mudar hábitos e buscar melhorias 🥰



 

Espero que com essas pequenas dicas você possa refletir um pouco como empreendedora, seja se está começando ou tem tempo de estrada - sempre gosto de refletir minha jornada, é bom ter momentos de reflexão 💭


Beijos de luz ✨